Só ouve quem silencia

Imagem de freepik

Você já conversou com alguém que não ouve o que você diz? Há pessoas que não ouvem porque não param de falar. E há pessoas que mesmo com a boca calada mantém a mente falando e por isso olham pra você mas mesmo assim não ouvem o que você diz porque o barulho interno está alto demais.

O fato é que em qualquer situação só ouvimos quando silenciamos a boca e a mente! Um silêncio externo e interno.

Isso vale para quando conversamos com alguém bem como para quando queremos ouvir a voz de Deus, da espiritualidade, da nossa intuição.

Os barulhos do mundo

O mundo anda mesmo barulhento e o tempo todo somos requisitados externamente. Nosso cérebro se acostuma tanto com barulho e movimentação que o silêncio e as pausas nos assustam.

Praticamos esportes com fones de ouvidos. Ligamos o celular no banheiro para ouvir música enquanto tomamos banho. Dirigimos ouvindo as notícias pelo rádio. Nas filas, nos ônibus, até mesmo nos hospitais. Se você observar verá o quão raro se tornou alguém com mãos e ouvidos vazios. Tudo isto traz a falsa de sensação de que estamos “aproveitando o tempo”.

Redes sociais, famosos, desconhecidos, influencers… todos falando e ensinando e dando opiniões, fórmulas e aulas. Queremos consumir tantos conteúdos e acabamos tendo uma overdose de ruídos.

Precisamos de silêncio

O cérebro humano precisa descansar. Precisa de pausas durante o dia para se organizar. Para organizar a memória, para processar os aprendizados, para deixar fluir a criatividade e descobrir soluções. Precisa equilibrar as sensações dos sentidos.

Você se lembra quando foi a última vez que observou o rosto de alguém ou uma planta pelo caminho que você faz todos os dias para o trabalho ou a escola? Você se lembra do cheiro do seu almoço de hoje? Possivelmente a resposta é nâo! Porque você estava distraído, perdido nos ruídos externos ou internos.

Estar em silêncio não se trata de somente não falar, mas de estar presente. Silenciar os pensamentos, dar tempo para que haja reconexão entre você e a energia que move o mundo. Entre você e sua essência.

Como silenciar

Você pode silenciar os ouvidos facilmente. Você sabe como fazer, embora também não seja simples já que estamos dependentes do uso indiscriminado de eletrônicos.

Silenciar a boca é um pouco mais complicado. Neste caso considere válida a antiga regra das 3 peneiras de Sócrates. Considere a peneira da Verdade (a informação é verdadeira?), Bondade (a informação é boa, construtiva?), e Utilidade (a informação é útil, relevante?). Se não passar pelas 3 peneiras, não fale.

Silenciar a mente é mais difícil. Você pode começar diminuindo os ruídos, fazer menos atividades ao mesmo tempo. Escolher uma única atividade para fazer de cada vez.

Por exemplo, tomar banho sem ouvir música; cuidar do jardim sem ouvir a palestra ou vídeo aula; dirigir sem ouvir as notícias no rádio. Faça o que estiver fazendo com atenção ao que está fazendo, observando os detalhes dos processos feitos no “automático”. Se for preciso anote as próximas atividades para evitar que a mente fique te lembrando todo instante querendo te “ajudar”.

Você também pode praticar a meditação. Existem inúmeros artigos listando os benefícios físicos e mentais desta prática. São benefícios comprovados a partir de estudos e experimentos. No canal Pausa e luz temos meditações guiadas. E se você já tentou e acha que não consegue meditar, aqui tem um artigo também para te auxiliar neste aprendizado.

Os resultados aparecem

Reduzir os ruídos internos e externos é desafiador. Estamos muito dependentes das distrações de nós mesmos. Mas é um processo que vale a pena ser iniciado já que somente através dele podemos descobrir quem somos e assim conhecer nosso potencial e extrair dele a nossa melhor versão.

Podemos ouvir a voz da espiritualidade e ouvir a resposta de Deus.

Momentos de pausa e silêncio é o que nos ilumina. Permite sermos mais criativos, mais verdadeiros, mais conscientes. Traz saúde mental e física, nos conecta com nossa essência divina.

Faça um teste e observe como você se sentirá conforme o tempo passa. Muitas revelações podem acontecer.

E se o silêncio for muito desconfortável, investigue. Inicie um processo de autoconhecimento e descubra porque isso acontece.

Só no silêncio a vida verdadeiramente acontece.

Rolar para cima