Descubra quais são os 7 Chakras

Em nosso corpo físico habita uma energia vital que quando em equilíbrio nos move em direção à saúde, à paz, à prosperidade, à felicidade.

Somos feitos de energia. E esta energia pode atrair ou repelir preciosas oportunidades para nossa existência, nos proporcionando abundância e prosperidade ou perdas e escassez. Tudo depende da energia vital estar livre e fluida em seus centros, os chakras.

O que são os chakras?

Os chakras são centros de energia concentrada. Estão sempre em movimento e se localizam ao longo de nossa coluna vertebral. Na tradição indiana, existem 7 principais chakras.

Os chakras podem estar em equilíbrio ou desalinhados em nosso corpo e através das nossas sensações e emoções podemos descobrir qual seu estado atual.

Quando os 7 principais chakras estão alinhados sentimos que a vida flui com mais facilidade e menos esforço mental, pois nossas emoções e comportamentos estão equilibrados.

Quando em desequilíbrio, muito abertos ou fechados, estes centros apresentam excesso ou falta de energia e então a vida se torna pesada, conflituosa, cheia de sensações desagradáveis.

Conheça agora quais são os 7 principais chakras:

O chakra básico é o primeiro chakra e é responsável pelo nosso enraizamento.  Ele está localizado bem no fim da coluna. É representado pela cor vermelha.

Quando alinhado este chakra permite que você se sinta confiante, corajoso, seguro e provido de todas as suas necessidades. Quando ele está em desequilíbrio, nos sentimos perdidos e com medo em excesso.

O chakra sacro fica entre o umbigo e o osso sacro, na altura do ventre. Ele é responsável pelo livre fluir em nosso corpo. A cor laranja representa este chakra.

Quando em desequilíbrio podemos buscar prazer em excesso, abusando do uso de medicamentos, alimentos, sexo. Ou podemos ter dificuldades em sentir prazer sexual, excesso de ciúmes, sensação de desamparo. Quando alinhado, você se sentirá criativo, leve e alegre por sentir a vida fluir.

O chakra do plexo solar está na altura do umbigo e estômago. É representado pela cor amarela.

Quando este chakra está em desequilíbrio ficamos indecisos, sem vontade, com baixa auto-estima. Quando alinhado sentimos força de vontade para buscar novos caminhos e encarar mudanças para o bem maior.

O chakra cardíaco é o quarto chakra. Ele fica na região do coração, no centro do peito. Ele representa a liberdade e leveza do amor genuíno, inclusive o amor próprio. A cor verde representa este centro.

Quando em desequíbrio podemos ter dificuldade em demonstrar afeto ou podemos sofrer em excesso pelas dores do mundo.  Em equilíbrio, traz sensação de acolhimento, de segurança para dar e receber amor e carinho de maneira equilibrada.

O quinto chakra é o laríngeo. Ele fica na região da garganta, pescoço e ombros. A nossa capacidade de expressão é representada neste chakra e seu desequilíbrio traz excesso de timidez, dificuldade em dar opinião ou ouvir o que os outros dizem. A cor para equilibrar este centro é azul claro.

Quando equilibrado, traz segurança para expressar sua opinião, determinar seus limites, dizer não e sim quando necessário e ouvir com atenção e paciência o que os outros dizem e o que eu digo a mim mesmo.

O sexto chakra, do terceiro olho é responsável pela nossa intuição, sono, estresse. Ele se localiza no centro da cabeça atrás da testa. A cor azul equilibra este chakra e equilibrando este centro você se reconecta com sua intuição.

Quando em desequilíbrio, perdemos a capacidade de ouvir a nossa intuição e nos guiamos apenas pelo que vemos na realidade externa, com baixa conexão com nossa sabedoria interior divina.

O chakra da coroa é o sétimo chakra. Ele está no topo da cabeça e através dele recebemos a iluminação divina, a energia criadora de tudo que é, o amor incondicional que nos nutre e evolui. A cor violeta é capaz de equilibrar este chakra  e fazer com que você se sinta amparado pela força criadora, confiante, em paz e em perfeito equilíbrio.

Quando em desequilíbrio nos traz sensação extrema de solidão e não sentimos conexão com a espiritualidade.

Autoconhecimento é um valioso recurso para o autocuidado. Observe atentamente suas sensações para saber como estão os seus chakras.

Com os chakras em equilíbrio você verdadeiramente poderá afirmar:

  • Eu sou confiante, corajoso, seguro e provido de todas as minhas necessidades.
  • Eu sou criativo, leve e sinto alegria por sentir a vida fluir.
  • Eu tenho força de vontade para buscar novos caminhos e encarar mudanças para o meu bem maior.
  • Eu me sinto preparado para dar e receber amor e carinho de maneira equilibrada.
  • Eu me sinto seguro para expressar minha opinião, determinar seus limites, dizer não e sim quando necessário e ouvir com atenção e paciência o que os outros dizem e o que eu digo a mim mesmo.
  • Eu estou conectado com minha intuição.
  • Eu estou amparado pela força criadora, me sinto confiante, em paz e em perfeito equilíbrio.

Você pode ouvir a meditação para equilibrar os chakras e conhecer outras mensagens e meditações visitando e inscrevendo-se no canal Pausa e Luz.

Rolar para cima