A resposta de Deus

Imagem de jcomp no Freepik

Em qualquer crença espiritual existe o hábito da prece. Rezamos, oramos e pedimos soluções, respostas, ajuda, força.

Precisamos estar atentos aos sinais que recebemos como resposta e aprender a aceitá-la com humildade, pois muitas vezes fingimos não ouvir a resposta e continuamos pedindo a mesma coisa.

Uma vaga de emprego não conquistada; uma doença que evolui em vez de ser curada; uma gravidez que não acontece; um casamento que acaba.

Tudo que acontece diferente do que esperávamos pode ser interpretado como perda, derrota, incapacidade.

Por outro lado, podemos confiar que tudo que aconteceu precisou ser daquela maneira para que atingíssemos o que foi planejado para nós.

Dizer e ouvir não

Dizer não é uma habilidade muito almejada pelas pessoas. O não estabelece para os outros quais são nossos limites e muitas vezes nos tira de situações tóxicas.

É difícil dizer não pois geralmente o outro não está preparado para ouvi-lo e pode entender a negativa como uma agressão.

Apesar de ouvirmos muito sobre a habilidade de dizer não, pouco se ouve sobre a habilidade de ouvir não.

Não fomos preparados para ouvir não da mesma maneira que não fomos preparados para dizer.

Esta dificuldade e resistência é adquirida ao longo da vida, desde as nossas primeiras relações, ainda quando crianças, e persiste até na vida adulta, no trabalho e relacionamentos de amizade e românticos.

Quantas vezes você se lembra de ter dito sim aceitando algo que não gostaria somente para agradar o outro?

Ou quantas vezes você se ofendeu por ter ouvido um não de alguém que você gostaria de ouvir sim?

A mensagem aqui é uma reflexão sobre a capacidade de ouvir e aceitar o não de Deus.

Como você age quando Deus te nega algo? Você aceita com respeito ou reluta e argumenta na esperança de que o não se transforme em sim?

Quando Deus diz não

Quantas vezes fazemos a mesma prece repetidas vezes como uma criança imatura que insiste na esperança de que a mãe lhe conceda o que ela deseja, como se ela não tivesse ouvido seu pedido.

Às vezes Deus nos responde: não!

E nem sempre sabemos lidar com esta resposta. Ficamos perdidos tentando encontrar a resposta positiva de Deus em mensagens, na bíblia, na igreja, quando muitas vezes Deus já nos mandou a resposta negativa por vários meios, mas nos recusamos a aceitá-la.

Pensamos que há algo de errado com a gente, que Deus está com raiva de nós ou não somos merecedores de receber o que nosso coração deseja. Que ele está nos castigando ou deixou de nos amar.

Ou insistimos incansavelmente como a criança, pedindo a Deus a mesma coisa por dias, meses, anos… pela vida toda achando que Deus ainda não nos ouviu ou talvez não tenha entendido nosso pedido ou o quanto queremos aquilo. E às vezes a resposta continua sendo: não!

O não de Deus muitas vezes é como o não da mãe que proíbe o filho de encostar a mão em um forno quente.

Ela sabe o que acontece depois. O filho ainda não sabe.

E muitas vezes o filho só irá entender quando após insistir muito a mãe cede e diz: “coloque a mão filho!”.

Ele coloca e queimando a mãozinha entende porque a mãe dizia não tantas vezes.

Deus nos protege, cuida e sabe o que virá depois. Conhece todas as consequências que cada pedido nosso trará. Por isso as vezes a resposta é não!

Não sejamos como o filho imaturo, mas com um coração consciente façamos nossas preces com fé e confiança para aceitar as respostas com mansidão e humildade perante a grande sabedoria do criador.

Que nossa capacidade de dizer não seja desenvolvida tanto como a de ouvi-lo.

O mundo é cheio de pessoas que pedem coisas todos os dias. Não há como Deus dizer sim a todos os pedidos. Certamente você já recebeu muitos “sim” em resposta a sua orações.

Agradeça por isso e não faça birra por não ter recebido o que deseja.

Compreenda que às vezes você também precisa receber não como resposta.

Aceite com coração grato ao divino criador por cuidar de você.

E assim, siga sua jornada em paz.

Quer ouvir esta mensagem? Conheça e inscreva-se em nosso canal no youtube.

Rolar para cima